Como Surgiu a Fotografia Colorida

A história da fotografia no geral é muito interessante. Dentro disso, o surgimento da fotografia colorida é um verdadeiro marco. Muito presente em nossas vidas atualmente, é até difícil imaginar uma época onde só existam fotografias em preto e branco! 

Por esse motivo, confira agora a incrível história do surgimento da fotografia com cor! Entenda quando e como ela surgiu, e confira também como a evolução ocorreu até os dias atuais! 

Como surgiu a fotografia colorida

O que é a fotografia colorida?

 O que é a fotografia colorida ?

Em primeiro lugar, é interessante entender o que é a fotografia colorida e de onde surgiu esse termo. Assim, a palavra “fotografia” vem do grego, e pode ser traduzida como desenho de luz e contraste. 

Logo no surgimento da fotografia, esse desenho era realizado apenas em preto e branco. Dessa forma, não era possível visualizar de forma fiel os cenários, objetos e pessoas registradas nas fotos. 

Com o avanço das câmeras fotográficas, as fotos coloridas surgiram. Em um primeiro momento, elas ainda não conseguiam registrar de maneira fiel a coloração do ambiente fotografado. Entretanto, à medida que as câmeras foram ficando mais modernas, o resultado final também foi se transformando até se tornar totalmente fiel à realidade – como conhecemos hoje em dia. 

Como surgiu a fotografia colorida? 

A verdade é que a fotografia colorida não foi descoberta nem entendida por uma só pessoa. Ao longo da história, foram diversos os estudiosos e fotógrafos que foram, aos poucos, criando avanços até a fotografia com cor surgir. Assim, podemos destacar os seguintes nomes principais:

  • Angelo Sala
  • Johann Heinrich Schulze
  • Joseph Nicéphore Niépce
  • Daguerre
  • James Clerk Maxwell

Em primeiro lugar, precisamos entender que os princípios que fundamentam a câmara escura, uma das bases para a criação da fotografia, são datados desde o século V a.C. Assim, no ano de 1604, o cientista italiano, Angelo Sala, constatou que um composto de prata escurecia ao ser exposto ao sol. Por esse motivo, ele acreditava que o calor era responsável por esse fenômeno.

A seguir, já no ano de 1724, Johann Heinrich Schulze verificou que o que ocorria de fato era que a prata halógena se convertia em prata metálica. Isso acabava fazendo com que o composto escurecesse. 

Foi depois dessas duas descobertas que, em 1826, o inventor francês, Joseph Nicéphore Niépce, conseguiu produzir o que foi considerado a primeira fotografia. Para registrar a imagem foram necessárias oito horas de exposição ao sol! Ao final desse período, a primeira fotografia se formou sobre uma superfície de estanho. 

Anos depois um outro inventor francês chamado Daguerre conseguiu reduzir o tempo de revelação da fotografia de horas para alguns minutos. Ele conseguiu isso através de um vapor de mercúrio.

Depois disso, começaram as tentativas de se produzir uma fotografia colorida. Algumas pessoas até conseguiram um efeito parecido, mas a verdade é que essas fotografias não fixaram as cores da maneira correta. Algumas, inclusive, sumiram após algumas horas. 

Foi apenas em 1861, que o físico James Clerk Maxwell conseguiu obter a primeira fotografia colorida permanente. A empresa Kodak popularizou a comercialização das câmeras fotográficas em 1888. Entretanto, foi apenas em 1907 que os filmes coloridos chegaram ao mercado!

Como ocorreu a evolução da fotografia colorida? 

Como ocorreu a evolução da fotografia colorida? 

Logo no início, as fotografias coloridas eram feitas a partir de pequenos grãos de fécula de batata! Incrível, não é mesmo? Estes grãos eram tingidos nas cores vermelho, laranja, verde e azul-violeta. 

A verdade é que, desde o surgimento da fotografia colorida, já ocorreram muitos avanços nesse processo. O mais revolucionário deles com certeza foi o surgimento da câmera digital, novidade lançada pela Kodak no ano de 1990! Logo em seu lançamento, o preço dessa câmera era inacessível para a maior parte da população, mas o produto foi se popularizando com o tempo. 

Sendo assim, cerca de dez anos após o seu lançamento, a câmera digital se tornou um produto de consumo em massa. Isso aconteceu pois, mais uma vez, as tecnologias foram tornando-se cada vez mais acessíveis à população. 

O surgimento da câmera digital também foi o pontapé inicial para a criação de tecnologias cada vez mais modernas no que diz respeito à fotografia. Isso contribuiu para o  aparecimento e aprimoramento de outros aspectos relevantes ao mundo da fotografia.

Todo esse percurso levou a realidade que conhecemos hoje, onde é possível arquivar um alto volume de imagens no computador ou na nuvem. Assim, conseguimos registrar e guardar momentos sem que as fotografias percam a qualidade com a passagem do tempo.

Como é criada a fotografia colorida atualmente? 

Atualmente, com as câmeras digitais, o que acontece é que a luz adentra a câmera e se transforma em uma carga elétrica. Logo, essa carga elétrica é convertida em uma imagem colorida! Isso acontece pois as partículas de luz atravessam o conjunto de lentes das câmeras e o diafragma,(dispositivo responsável por controlar a quantidade de luz que atravessa as lentes). 

Uma vez que a luz passa por essas lentes, ela é refletida por um espelho, e direcionada ao visor. É nesse momento que o fotógrafo visualiza a imagem a aperta o botão de captura! Depois disso, ao invés de a imagem ser refletida pelo espelho, abre-se o obturador e a luz entra e chega até o sensor eletrônico que a converte em imagem digital colorida.

Isso acontece porque o sensor conta com diversos pequenos sensores de luz. Dessa forma, esse conjunto de sensores acabam funcionando como uma espécie de filtro de cores. Cada um deles absorve um determinado tipo de cor: verde, vermelho e o azul.

Para finalizar, as cores são convertidas em uma linguagem binária. Então, essa linguagem é convertida em pixels coloridos, e é isso que forma a imagem digital final que podemos admirar! 

Leia também: Os Melhores Celulares Motorola para Comprar Online

Conclusão 

Com certeza, depois de conferir a incrível história do surgimento da fotografia em cores, você deve estar inspirado e com vontade de fotografar! Não deixe de comentar abaixo o que achou dessas opções de foto! Além disso, clique aqui para conferir uma lista com as melhores impressoras do mercado, para imprimir suas fotografias com muita qualidade!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *