Você conhece o efeito Golden Hour e sabe como extrair o melhor dele na fotografia? Quem trabalha com fotografia provavelmente sabe.
A hora dourada ou Golden Hour é um dos momentos mais bonitos do dia para fotografar, para ver alguns exemplos de fotos com esse efeito, dê uma conferida no instagram @jeanedeoliveirafotografia.
Porém, nem sempre esse efeito fica bom em uma fotografia. Na verdade, existem alguns momentos que é bom evitar usar.
Mas, fique tranquilo. Com as dicas de hoje, você vai aprender quando usar e quando evitar o efeito Golden Hour.
Vamos lá?
Conteúdo
O que é o efeito Golden Hour?
A Golden Hour é o nome dado a dois períodos do dia: o nascer e o pôr do sol. Os momentos que possuem a melhor luz natural para fotografar.
De forma mais precisa, é a primeira hora logo após o sol despontar no horizonte. É a última hora que antecede o pôr do sol e o começo da noite.
Contudo, alguns profissionais também fotografam uma hora antes do nascer do sol. E até uma hora após ele sumir no horizonte.
Porque essa é a hora preferida de muitos fotógrafos?
É verdade que a tecnologia trouxe muitas inovações. O que inclui um enorme avanço para a fotografia. Afinal, o que antes era analógico, agora é totalmente digital. Além disso, os equipamentos melhoram muito em qualidade, resolução, filtros e efeitos.
No entanto, a luz natural ainda é a preferência de muitas pessoas para fotografar. Tanto de fotógrafos profissionais, quanto de pessoas comuns.
Portanto, a Golden Hour, hora de ouro, hora dourada ou hora mágica, é uma das primeiras escolhas de quem busca luz natural na fotografia.
Com certeza, se você já assistiu ao nascer do dia, ou ao pôr do sol, consegue compreender uma das razões mais óbvias dessa escolha: a beleza da luminosidade. Mas, esse não é o único motivo.
Quando usar a Golden Hour para fotografar?
A hora dourada é o momento ideal para fazer alguns tipos de fotografias. Pois, o efeito proporcionado pela suavidade da luz natural favorece a criação de imagens incríveis.
Confira.
Retratos
Quem busca o momento ideal para uma selfie ou fotografar o retrato de alguém, a Golden Hour é o momento ideal, já que:
- Tem uma luz sutil, que favorece a iluminação do rosto;
- É uma boa hora para usar o céu como pano de fundo;
- Ideal para usar os primeiros raios solares como iluminação natural.
Com o ângulo certo é possível obter cores incríveis, tanto de cabelos e pele, quanto do cenário.
Golden hour para fotos de casais
Esse também é um excelente momento para capturar um ângulo mágico para fotos de casais. Portanto, é uma ótima escolha para aquele casal que pedir um ensaio externo no seu estúdio.
Como adicional, o nascer e o pôr do sol são momentos românticos por natureza. Então, com certeza vai produzir resultados lindos. Uma recordação para guardar para o resto da vida.
Paisagens e fotografias do céu
Quer capturar aquele close incrível do céu com cores que mais parecem uma pintura? Essa é a hora.
Também é um dos momentos mais indicados para fotos de paisagens.
Todavia, nem sempre a Golden hour é a melhor escolha para fotografia, como vemos a seguir.
Quando evitar a Golden Hour?
Fotos românticas, ensaios de gestantes, paisagens, parece que as aplicações da Golden Hour são infinitas. E na verdade, são muitas.
Mas, existem algumas ocasiões que a natural do nascer e do pôr sol não é muito bem-vinda.
Fotos para documentos
A luz suave e colorida da Golden Hour deixa tudo em tons mais quentes. E dá um toque todo especial às fotos sem precisar de edições. Porém, essa não é uma boa escolha para fotos de documentos.
Esse tipo de fotografia pede uma iluminação bem clara, com mais formalidade. Além disso, ventos e outras condições naturais podem atrapalhar.
Então, nesse caso, o estúdio é a melhor opção.
Evite a Golden Hour se você quer um ambiente mais controlado
Para quem busca fotos com condições bem controladas, a luz natural em um ambiente externo também não é boa opção.
Afinal, o vento, a umidade, até mesmo o frio ou o calor excessivo, podem atrapalhar seus resultados.
Então, considere os objetivos que você quer atingir antes de optar pela Hora Dourada para seus cliques.
Quando você não quer cores quentes
Quer fazer fotografias com tons frios, neutros ou qualquer outra luz onde os tons nascente e poentes não entram? Significa, que a Golden Hour também não é uma boa escolha.
Nesse caso, você pode obter a luz desejada em um estúdio. Ou, até mesmo em horas outras do dia ou da noite. Tudo depende de como você quer suas fotografias.
Afinal, embora a hora dourada seja linda e produza resultados incríveis. Há outros bons momentos do dia para fotografar.
Dicas finais
Estúdio ou ambiente externo? A Golden Hour comprova que existem ótimos momentos para escolher fotografar ao ar livre.
Mas, como a maioria das coisas na vida, sempre há aqueles momentos em que é bom evitar. Não é mesmo?
Gostou de conhecer a Golden Hour? Que tal explorar melhor o que você acaba de aprender e fazer algumas fotografias? Aproveite também para deixar seu comentário!