Efeito Silhueta: O Que é e Como Fazer? 

O que é o Efeito Silhueta? Fotos com belas silhuetas trazem resultados muito conceituais e bacanas, com imagens extremamente boas. Se você quer se aprofundar em algum tipo de fotografia, pode ser interessante começar um novo hobbie com as fotografias de silhueta. 

São fotografias que, nos dias de hoje, podem ser feitas com câmeras profissionais e com câmeras até dos aparelhos celulares. Para conferir mais detalhes sobre o que é e como fazer o efeito silhueta nas fotografias, confira o texto abaixo!

Efeito Silhueta: O Que é e Como Fazer? 

O que é o efeito silhueta? 

O efeito silhueta acontece, basicamente, quando a iluminação da foto está focada no fundo da imagem e não no objeto mais próximo. Um exemplo prático disso acontece quando a foto é tirada com um vaso mais próximo, mas com a iluminação solar como fundo e principal foco da foto. 

Desta maneira, o objeto em questão vai se transformar em uma silhueta na imagem. Vale lembrar que, se você quiser fotografar e produzir o efeito silhueta fora do período diurno, onde a iluminação natural vai ajudar no resultado final, você vai precisar de iluminação artificial – que geralmente só é adquirida em estúdios de fotografia ou com equipamentos de iluminação. 

O que você irá precisar para fazer o efeito silhueta?

Bom, para começar a falar sobre o processo do efeito silhueta nas fotografias, precisamos começar pela parte prática: o que você vai precisar para produzir este efeito nas suas fotos? 

Primeiramente, é importante ressaltar que os efeitos silhuetas vão ficar com resultados melhores se você tirar as fotos com câmeras DSLR. Mas, com a evolução da tecnologia dos celulares, certamente é possível atingir bons resultados com a câmera do seu smartphone – para isso, basta apenas escolher o ponto de foco que você quer clicando nele ao abrir a câmera. 

No caso da fotografia ser tirada com uma câmera DSLR, além da câmera em si, você vai precisar ficar atento a alguns detalhes técnicos. Para que a foto tenha uma qualidade maior, tire a foto contra a luminosidade, isso é algo primordial e básico para as fotos com efeito silhueta. 

Outra coisa importante é que a configuração ISO da sua câmera esteja baixa, além das velocidades muito altas. A abertura da sua câmera DSLR também pode ser configurada para um nível baixo – desta maneira, os resultados certamente serão melhores e as fotos serão mais bonitas. 

Vale lembrar que o ponto AF [+] deve ser único no fundo da imagem. No caso da configuração ISO, entretanto, fique atento para que o valor não esteja no mínimo, pois a foto ficará muito clara e sua silhueta pode não ficar tão aparente – assim como valores muito altos, onde sua foto ficará muito escura e a silhueta também vai se perder. 

Como fazer o efeito silhueta?

Para que você possa aprender um pouco sobre como atingir o efeito silhueta nas suas fotografias, confira um passo a passo abaixo!

Escolha o que fotografar 

Escolha o que fotografar 

Em primeiro lugar, o principal aspecto a se considerar antes de iniciar as fotografias é: o que você vai fotografar? Procure encontrar um processo criativo, onde você possa ter ideias e possa escolher bem os objetos que você vai fotografar. 

Avalie o que você quer transformar em silhueta, o que vai ser a sua iluminação da foto e imagine um resultado final para aquele cenário. Muitas vezes, o resultado não vai chegar exatamente no que você imaginou no início, mas é um norte muito bom para quem está começando a fotografar nesta vertente. 

Se você já tem um pouco mais de experiência com fotografia em geral ou apenas quer se aventurar no processo criativo, tente ir criando enquanto fotografa – escolha diferentes objetos, teste diferentes cenários e busque olhares diferentes para o efeito silhueta. 
Desta maneira, seu processo criativo será muito bacana e produtivo!

Confira os equipamentos

Confira os equipamentos

Depois de escolher o que você vai fotografar, é hora de pensar o que você vai usar para tirar essas fotos. Pode ser uma câmera DLSR ou um celular – no caso de ser um celular, entretanto, certifique-se de que a câmera do seu celular proporciona a possibilidade de escolher o ponto focal das imagens.

É fácil utilizar essa função, basta clicar na parte em que você quer que a sua imagem foque e tirar a foto. O processo de escolher o ISO, a velocidade e a abertura é feito automaticamente desta maneira. Entretanto, se o celular tiver a possibilidade de escolher tudo isso manualmente, pode ser uma experiência bacana e personalizada. 

É hora de agir

É hora de agir

Com o equipamento em mãos, a ideia na cabeça e a vontade de criar fotos com efeito silhueta no coração, chegou a hora de agir e sair por aí fotografando. Certifique-se de que está levando os objetos para fotografar se for tirar as fotos externamente, mas saiba que você pode fotografar até na janela do seu quarto. 

Isso que é mágico das fotos com efeito silhueta: você precisa de poucos objetos. Basta ter a iluminação solar – em alguns momentos, é possível até fotografar sem ela -, uma câmera DLSR e um celular, além de muita criatividade na mente. 

Edite as fotos (com cautela!)

Edite as fotos (com cautela!)

Após tirar as fotos, você pode editá-las também para corrigir os eventuais problemas de iluminação. É possível aumentar os contrastes, a iluminação de fundo e as silhuetas. Você precisa ter cuidado apenas para não deixar a foto muito artificial com as edições, então não exagere nas mudanças – faça apenas retoques para que a foto fique mais perfeitinha. 

Também é possível mexer nas opções de controle de exposição e na iluminação. Pense bem, tenha bom senso e vá fundo nessa edição, que chegou para salvar a vida dos fotógrafos!

Conclusão

Tirar fotos com o efeito silhueta é uma tarefa que parece difícil, mas se você seguir o passo a passo que deixamos aqui, o trabalho fica bem mais fácil. Portanto, vá com calma e escolha bem o que você vai fotografar. Com isso, os resultados finais certamente ficarão incríveis!

Gostou do texto? Tem mais alguma dúvida? Deixe tudo abaixo nos comentários!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *