A impressora é um item muito presente na vida cotidiana moderna e tem se moldado e desenvolvido para ser cada vez mais útil. Mas afinal, o que é esse item tão famoso e importante e para que ele serve?
No mercado, existe uma série de impressoras que ultrapassam a simples função de entregar documentos. Assim, muitas coisas que usamos são frutos de impressoras. Isso mostra que é preciso ter diferentes modelos para entregar diferentes produtos.
Quer saber mais sobre esse novo mundo das impressoras? Continue lendo esse artigo!
O que é uma impressora?
De forma simples e clara, uma impressora é um dispositivo de impressão capaz de imprimir textos, gráficos ou outros produtos. Para isso, ela precisa estar conectada a um ou vários computadores para receber as funções e os comandos necessários
Para que serve a impressora?
Uma impressora serve para obter itens como documentos, mas de forma personalizada e com letras e fontes personalizadas. Além disso, o modelo pode imprimir fotografias e gráficos em alta resolução e em ótima qualidade.
Porém, como vamos ver a seguir, esses aparelhos não são capazes de entregar apenas documentos, mas outros tipos de produtos muito úteis e revolucionários para o cotidiano.
Quais os principais tipos de impressora
A seguir vamos te contar os principais tipos de impressoras do mercado.
- Jato de tinta: este é um modelo de impressora simples, para uso doméstico. Este aparelho faz uso de cartuchos para impressão, o que torna o investimento inicial mais baixo, mas a manutenção mais cara para quem usa muito o dispositivo. É uma máquina boa para usar para demandas cotidianas. O modelo entrega impressões coloridas e monocromáticas.
- A laser: as impressoras a laser são um pouco mais requintadas que as a jato de tinta, isso porque com uma recarga elas entregam muito mais folhas de impressões. O modelo usa toner para a impressão, o que faz com que seja mais barato o preço de cada papel. O modelo é rápido e muito usado em locais que demandam um grande fluxo de impressões, como escritórios e empresas.
- Multifuncional: as impressoras multifuncionais, como o nome diz, são capazes de entregar mais de uma função. Geralmente, possuem no equipamento capacidade de fazer cópias, impressões, scanners, digitalização e até fax. Por isso, são muito uteis e interessantes de ter atualmente. Os modelos multifuncionais englobam impressões a laser ou tinta.
- LED: os modelos de LED são usados para imprimir raio-x, ultrassons e outros exames similares. Elas utilizam diodos de luz para conseguir fixar a imagem observada via calor e pressão. Elas não possuem um custo alto de manutenção e são seguras para o uso proposto. Se o mesmo trabalho fosse feito por uma impressão a laser, por exemplo, o preço para produção seria muito maior.
- Térmica: as impressões de cupons fiscais, notas, códigos de barras, comprovante de pagamentos, entre outros, são feitas em impressoras térmicas. O modelo não precisa de uma fonte de alimentação para imprimir, já que utiliza o calor para isso. Com a cabeça térmica e um papel específico, ele consegue entregar diversos tipos de impressões e a um custo muito baixo.
- 3D: as impressoras 3D são capazes de imprimir objetos sólidos e complexos que vão desde formas geométricas até próteses ortopédicas. Elas são caras e a produção também possui um custo elevado, no entanto é menor e mais simples do que a produção em si do objeto. É muito comum encontrá-la em faculdades e estabelecimentos ligados à área da saúde.
Quanto tempo dura uma impressora?
De acordo com as fabricantes de impressoras, o tempo de duração delas é de cerca de três anos. Porém, não é difícil encontrar modelos que duram mais, isso porque com o cuidado certo e a manutenção constante, é possível estender esse período.
Para cuidar da sua impressora, certifique-se que ela está sempre limpa, sem acúmulo de poeira, e que nenhuma das peças dela está com problema e fazendo movimentos errados. Não deixe mais papel na bandeja do que o necessário, pois isso também estraga o modelo.
Seguindo esses passos a sua impressora será usada por muitos e muitos anos.
Conclusão
A impressora é um item usado para transformar documentos, imagens e artes do nosso computador em materiais, sejam impressos no papel ou no objeto em si, como nas impressoras 3D. Elas servem para ajudar nas tarefas do dia a dia.
Como visto no artigo, existe uma série de modelos e cada um com uma única função. Escolha o que melhor se adeque a sua realidade e aproveite as facilidades que esse modelo permite!
Gostos do artigo? Ficou com mais dúvidas? Nos conte nos comentários!
Você pode gostar também
Impressora: O Que é, Para que Serve e Tipos
As 5 Melhores Marcas de Impressora em 2024: HP, Brother e mais
Os 5 Melhores Scanners de Mesa em 2024: Brother, Kodak e mais
Beatriz é jornalista, grande amante de fotografia e adora o universo das mídias digitais e audiovisuais.