Fotografar é algo muito presente na sociedade, mas você sabe qual a real importância dessa arte?
Mais do que apenas clicar um momento, fotografar é algo único e que envolve uma série de fatores e especificações que fazem a arte realmente ser importante individualmente, socialmente e para a história.
A seguir vamos te mostrar alguns dos pontos que comprovam a importância dessa arte e também iremos explicar qual a importância da fotografia. Confira!
Qual a importância da fotografia na sociedade?
Basicamente, a fotografia existe para eternizar momentos, então é uma forma de marcar historicamente e em provas a existência de um povo, marcas de cultura ou apenas núcleos familiares.
No mundo atual é muito difícil que alguém nunca tenha sido fotografado. Seja um simples retrato para um documento ou diversas fotos em uma galeria no celular, quase todos têm um registro de que existiu no mundo. Então, ela ajuda com que cada um possa criar a própria identidade, além de conseguir se localizar no mundo.
Além disso, ela serve para eternizar uma memória, uma pequena captação de um flagrante de momento que jamais se repetirá, mas poderá ser lembrado perfeitamente via foto. Ela serve como uma forma de comprovar que algo aconteceu, que alguém existiu e que uma época foi desse jeito.
Pontos principais que fazem a fotografia importante
Existem alguns pontos que fazem a fotografia importante e vamos te explicar melhor nos tópicos a seguir sobre a relevância de cada um deles
Registro Histórico
Como falamos anteriormente, a foto é a forma mais clara, simples e certeira de provar que algo existiu. Ela serve como uma testemunha ocular dos fatos, mas de uma forma muito mais concisa e correta do que a visão de uma pessoa, por exemplo.
Ela não existe desde o começo da história, mas depois do advento dessa arte ficou muito mais simples compreender a ação, hábitos e história de um povo do que apenas acreditar em coisas escritas.
Muitos só conseguem se entender como indivíduos e descobrir a verdadeira personalidade após encararem o passado e não existe forma melhor do que revisitar memórias via fotografias.
A foto ajuda a criar um apego identitário com quem se é de onde veio. Ela é um movimento de transformação interno.
Apego ativo
As pessoas são muito ligadas a memórias, as quais muitas vezes são criadas pela própria mente humana. Por exemplo, as pessoas precisam revisitar momentos bons (ou ruins) que viveram para compreenderem o presente.
Por isso, para ajudar com esse apego ativo através da memória, a fotografia entra como personagem principal. Ela consegue atuar como uma forma muito simples de viver momentos, que nunca mais existirão -mesmo que com apenas lembranças.
Estímulo Psicológico
Pode parecer um tanto quanto subjetivo, mas é na fotografia que a pessoa consegue se ver de fora, como sujeito de uma ação e não um simples expectador. São com esses estímulos, o de ter uma memória e reviver um momento, que podemos entender as nossas vontades, lembrar o que vivemos e estimular essa lembrança.
Muitas vezes deixamos passar as nossas vivências devido à grande correria do cotidiano, mas ao reviver esses momentos via memória podemos estimular essa lembrança e passar a nos entender de uma forma melhor.
A emoção
Assim como no tópico anterior, acessar as nossas memórias é uma forma de reproduzir sensações em nós, seja ao lembrar de um cheiro, uma pessoa ou até o que estávamos sentindo no momento.
A fotografia ajuda a reviver esses momentos e entender melhor as emoções que aquela lembrança nos faz sentir. Além disso, é com essas emoções que podemos entender como nos sentimos e qual a melhor forma de lidar com todos os sentimentos que o momento clicado nos lembra.
Importância criativa
Entendemos nos pontos anteriores que podemos nos entender melhor e perceber o que estamos sentindo via fotografias, mas também podemos entender como somos para os outros.
É preciso compreender como nos expressamos para saber se é como gostaríamos de ser algo diferente. Assim, podemos passar a exteriorizar outros pontos e outras formas que sejam mais convenientes para nós.
Além disso, via fotografia conseguimos ser mais criativos e ter outras perspectivas da realidade, para além da que observamos
Importância profissional
A fotografia é uma das coisas mais importantes quando pensamos em um negócio, já que é com ela que é possível comercializar um produto. É claro que algumas pessoas utilizam métodos desleais para conseguir deixar um produto mais bonito, mas a fotografia em si é algo importante para se mostrar no mercado.
A realidade é que algumas marcas podemos lembrar apenas com algumas cenas fotográficas ou cores, as quais foram registradas por uma fotografia.
Essa é uma coisa que faz um produto existir para além de uma simples vez, mas uma eternidade via fotografia.
Conclusão
A fotografia é importante para eternizar momentos, relembrar memórias e criar um mundo para além do presente, o qual pode ser revisitado quantas vezes quisermos. A fotografia é imortal e faz com que, de certa forma, os momentos clicados também.
Ficou com alguma dúvida? Conhece alguma outra importância da fotografia? Nos conte nos comentários abaixo!